quinta-feira, 14 de junho de 2012

EVANGELISMO COMO FERMENTO

Versículo Chave:
“Disse mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado" (Lucas 13:20-21).
Introdução:
Esta lição discute a necessidade do evangelismo, explica o processo do evangelismo, e define os termos que são importantes para você compreender enquanto você estuda o tema. Nos tempos do Antigo testamento quando o templo estava sendo construído, o som de um martelo, machado ou qualquer outra ferramenta não se ouviu enquanto ele estava sendo construído (1 Reis 6.7).

O silêncio com o qual aquelas grandes pedras foram colocadas é um exemplo natural de uma grande verdade espiritual. “Um maior que Salomão” está agora edificando um grande templo espiritual. Este templo também está sendo erguido silenciosamente, com cada pedra perfeitamente fixada nas outras. Isto ocorre silenciosamente, mas por meio de um poderoso processo chamado de “evangelismo como fermento”.

EVANGELISMO COMO FERMENTO
“Disse mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado” (Lucas 13.20-21).

Esta passagem revela que a obra de Deus não procede com uma grande quantidade de clamor e publicidade. Você pode esperar que o Reino se estenda por meios externos como subjugar exércitos e conquistar continentes. Mas a disseminação do Reino de Deus é como um pouco de fermento numa massa de pão. O fermento pode ser pequeno e oculto, mas ele tem um potencial ilimitado. Como o fermento, o poder do Reino não é externo, antes, ele é interno.
Noutro exemplo, Jesus comparou a disseminação do Reino de Deus a uma semente de mostarda:

“E dizia: A que é semelhante o reino de Deus, e a que o compararei? É semelhante a um grão de mostarda que um homem plantou na sua horta; e cresceu e fez-se árvore; e as aves do céu aninharam-se nos seus ramos” (Lucas 13.18-19).

Numa outra parábola, Jesus comparou a fé com a semente de mostarda. Ele disse que nada é impossível mesmo com uma pequena quantidade de fé. Semelhante a maneira como a fermento se espalha, uma pequena semente de mostarda se desenvolve para tornar-se uma grande árvore. Este exemplo também ilustra a silenciosa, mas poderosa maneira como o Reino avança.

Há muitos novos métodos que podem ajudar a estender o evangelho. Estes se chamam “tecnologias”. Elas incluem coisas tais como prensas, computadores, rádios, televisões, áudio e vídeo, e satélite. Novos métodos de transportação também ajudam as pessoas a estender rapidamente o evangelho. Estas novas tecnologias são todas úteis, mas o real poder do evangelho ainda é interno. Com isto nós queremos dizer que o poder está no próprio evangelho. Isto é o que as parábolas do fermento e da mostarda ilustram.

O evangelho não fica limitado onde povo não tem tecnologia avançada. Até mesmo com uma pequena quantidade de fé, o reino avançará. Isto é evangelismo como fermento.

A DEFINIÇÃO DE EVANGELISMO
A palavra “evangelismo” (ou evangelização) vem de uma palavra grega, “euangelion”. Há realmente quatro formas básicas desta palavra. Uma palavra significa “boas notícias”; duas palavras significam “proclamar as boas novas”, e uma palavra se refere ao “evangelista” ou a pessoa que faz a proclamação.

Evangelismo não esta somente uma série de reuniões ou cultos de adoração. Evangelismo não é o mesmo que reavivamento. Reavivamento é o Senhor em operação na Igreja. No reavivamento, a ênfase está na presença do Senhor restaurando a vida de Seu povo.

Evangelismo é a Igreja trabalhando para o Senhor. No evangelismo a ênfase está na experiência do novo nascimento, o inicio da vida espiritual. A renovação resulta do reavivamento, contudo, acendas forças do evangelismo que resultam em “novas criaturas em Cristo” de modo que estão estreitamente unidas quanto à vida espiritual.

Evangelismo é:
“... comunicar o evangelho através do poder do Espírito Santo de tal maneira que homens e mulheres tenham uma válida oportunidade de aceitar ou rejeitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor e se tornarem membros de sua igreja”.

Examinemos esta definição em detalhe. O “evangelho” é a mensagem comunicada. A mensagem básica do evangelho é resumida em 1 Coríntios 15:1-5, mas o “evangelho do Reino”, de fato, inclui tudo que Jesus ensinou (Mateus 28.18-20). A conversão bíblica vem pela verdade. O evangelho é um encontro entre a verdade e a injustiça, Cristo e os pecadores, e céu e inferno.

É o evangelho do Reino de Deus que deve ser compartilhado, não as tradições de homens ou as crenças denominacionais. A meta não é atacar os sistemas políticos ou outras religiões. A meta não é transformar a sociedade, mas ver as pessoas transformadas através do poder do evangelho.

A meta nem sequer é fazer “boas obras” educacionais, médicas, ou programas de cuidado e alimentação de pessoas. Estas coisas só são benéficas para cumprir a Grande Comissão quando elas são feitas dentro do contexto da evangelização. A apresentação do evangelho deve ser a meta final ou eles se tornam somente programas sociais.

Jesus ministrou às necessidades físicas das pessoas ao alimentar as multidões, curar e libertar. Mas estas obras foram feitas dentro do contexto da evangelização. Elas foram acompanhadas pelo ensino e pregação do evangelho.

“Comunicar” o evangelho significa que ele deve ser compartilhado de tal modo que leve as pessoas a aceitar a Jesus Cristo como o Salvador e Senhor. Quando você compartilha o evangelho desta maneira, você está evangelizando. Se você deseja evangelizar, você deve estar em contato com aqueles que estão espiritualmente perdidos no pecado, pois a evangelização deve acontecer no lugar onde os pecadores estão.

"A través do poder do Espírito Santo" significa que a mensagem não só deve ser comunicada verbalmente, mas através da demonstração de poder. Paulo disse:

“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus” (1 Coríntios 2:4-5).

"A través do poder do Espírito Santo" também significa que a unção do Espírito Santo deve estar na comunicação do evangelho, pois ela leva a obra do Espírito para ganhar aos perdidos:

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia” (João 6:44).

"Aceitar" significa que o ouvinte responde à mensagem. Informação sem convite é mera instrução. É exortação, mas não é evangelização. Na verdadeira evangelização deve haver uma oportunidade para a resposta. Dar seu testemunho de conversão a alguém é um método de evangelização chamado “testificar”, mas não é evangelização. Dar testemunho não é ganhar. Dar testemunho é importante, mas não assegura a salvação. A verdadeira evangelização significa apresentar as pessoas a Cristo de tal maneira que elas verão a necessidade de uma decisão pessoal. A evangelização resulta na experiência do novo nascimento que também se chama “conversão” ou “salvação”.

“Aceitar a Jesus Cristo como o Salvador e Senhor” não só significa uma resposta para receber a salvação, mas um processo que leva Jesus a tornar-se o Senhor da vida de uma pessoa. Isto implica que os novos convertidos são levados ao discipulado para se tornarem membros responsáveis da Igreja. Note que é “Sua Igreja”, significando o verdadeiro Corpo de Cristo, não só uma denominação ou organização específica.

“Uma oportunidade válida” significa que a mensagem deve ser ministrada de tal modo que possa ser entendida por uma pessoa comum. Isto significa que a comunicação deve adaptar-se ao idioma, nível educativo, e cultural de um indivíduo. Isto também significa que nós não podemos concluir que uma pessoa ou povo simplesmente tem sido evangelizado porque nós pregamos um tempo ali. O testemunho deve ser mantido por um tempo suficiente que resulte em compreensão e oportunidade para resposta. Podemos dizer que indivíduos, famílias, tribos, ou nações têm sido evangelizados quando eles têm entrado em contato com o Evangelho tempo suficiente para haver tido oportunidade de responder a ele pela fé. Esta “oportunidade válida” também implica numa mensagem poderosa que provê a oportunidade para as pessoas verem a demonstração visível do evangelho através de curas e libertações.

A NECESSIDADE PARA O EVANGELISMO
Por que o mundo necessita ser evangelizado? Para responder esta pergunta você deve entender duas coisas: A definição e o destino do perdido.

A DEFINIÇÃO DO PERDIDO:
Leia sobre a criação do mundo e do homem nos capítulos 1 e 2 de Génesis. Depois leia Génesis 3 sobre como o pecado entrou no mundo. Quando Adão e Eva foram criados, eles tinham uma pura natureza perfeita. Depois que eles pecaram sua natureza se corrompeu. Quando Adão e Eva começaram a se reproduzir e ter filhos, estas novas adições à raça humana nasceram com a natureza básica de pecado. O homem não era mais tão bom como Deus o havia criado. Seu pensamento natural e padrão dação eram maus.

Génesis 4:1-6:4 descreve o padrão do pecado quando ele começou a estender-se ao largo do mundo. Estes capítulos registram o primeiro assassinato, a primeira mentira, e como a maldade do homem cresceu até que cada pensamento tornou-se mau, assim também como cada ação. Finalmente, o mundo inteiro estava tão pecador que Deus realmente se arrependeu de ter feito ao homem (Génesis 6:5-6).

Devido ao crescimento rápido do pecado, Deus decidiu destruir a terra com um dilúvio, mas salvou a um homem justo, Noé, e sua família. (Leia a historia de Noé e do dilúvio em Génesis 6:8-9:17.)

Depois do dilúvio, a família de Noé começou a reproduzir-se. Quase imediatamente, o padrão do pecado ocorreu de novo.

É por isto que todas as pessoas de todo o mundo de todos os tempos são chamadas de “pecadoras”:

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3.23).

Todas as pessoas que não têm se arrependido do pecado e experimentado o novo nascimento descrito por Jesus em João capítulo 3 é considerado “perdido”, porque elas têm perdido a pura natureza com que Deus criou ao homem originalmente. Nós também podemos dizer que elas são “não-salvas” ou “incrédulas”, porque elas não têm sido salvas de seus pecados através de crer no Senhor Jesus Cristo como o Salvador.

O DESTINO DO PERDIDO:
Devido ao pecado original de Adão e Eva, a morte entrou no mundo e eventualmente devido a isto todos morremos fisicamente. Depois da morte física vem o juízo:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hebreus 9:27).

Depois da morte, nós nos apresentaremos ante o juízo de Deus. As pessoas que não têm se arrependido de seus pecados enfrentarão uma segunda morte. Elas morrerão a “morte espiritual” de separação eterna de Deus. Seu destino é o Inferno (Romanos 6:23; Apocalipse 20:12, 15).

Quando realmente entendemos o destino do perdido, compreendemos a necessidade urgente pela evangelização. Se não alcançarmos as pessoas com o Evangelho, elas morrerão no pecado e se destinarão para a eternidade no inferno.

O PROCESSO DO EVANGELISMO
O evangelismo é um processo que inclui a presença e proclamação do evangelho, persuasão, plantação, e participação. Permita-nos examinar este processo:

PRESENÇA:
Evangelismo de “presença” é o que radia as qualidades de Jesus através de demonstrar o caráter cristão e interesse pelas pessoas sem Cristo. O mundo não será alcançado para Jesus sem uma presença cristã autêntica. Os crentes devem aprender a construir relacionamentos, devem identificar-se com as pessoas, e devem servir aos incrédulos. Você não pode ganhar os pecadores se você não tem nenhum contacto com eles.

PROCLAMAÇÃO:
Muitos crentes continuam sendo cristãos “agentes secretos”, por assim dizer. Eles pensam que sua presença entre os incrédulos é suficiente para cumprir a Grande Comissão para evangelizar o mundo. Mas a ordem de Jesus é que nós comuniquemos o Evangelho verbalmente através de pregar, ensinar, e dar testemunho. Nós também devemos demonstrar o poder do evangelho através de curar e libertar. Estas são maneiras em que o evangelho é proclamado.

PERSUASÃO:
A proclamação do evangelho não conclui o processo de evangelização. O evangelho deve ser apresentado de tal maneira que as pessoas sejam persuadidas a tornar-se crentes no Senhor Jesus Cristo.

PLANTAÇÃO:
O novo convertido que tem sido persuadido a seguir Jesus deve ser “plantado” depois numa igreja local ou uma igreja deve ser “plantada” entre um grupo de novos crentes.
PERFEIÇÃO:
Como resultado desta plantação, os convertidos amadurecem espiritualmente enquanto o discipulado é realizado dentro do contexto da igreja local. (A maturidade espiritual é chamada de “perfeição” na Bíblia).

PARTICIPAÇÃO:
O processo de evangelização está completo quando novos crentes se tornam ativos na tarefa de evangelização e começam a reproduzir-se espiritualmente.
PARA ESTUDO ADICIONAL
1. Neste capítulo introdutório você foi apresentado a definição de “evangelismo”:
Evangelismo: Evangelismo é comunicar o evangelho através do poder do Espírito Santo de tal maneira que homens e mulheres tenham uma válida oportunidade de aceitar ou rejeitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor e se tornarem membros de Sua igreja.

Aqui estão alguns outros termos com que você deve estar familiarizado:
Evangelizar: Este termo se usa para o processo de fazer o trabalho de evangelização.
Evangelizado: Podemos dizer que indivíduos, famílias, tribos, ou nações têm sido evangelizados quando eles têm estado tempo suficiente em contacto com o evangelho para haver tido uma oportunidade de responder a ele pela fé. O processo completo da evangelização inclui integrar a um convertido numa igreja local ou plantar uma igreja entre um grupo de novos crentes.
Evangelista: Um evangelista tem um dom de direção especial de Deus que é uma habilidade de compartilhar o evangelho de tal modo com os incrédulos que os homens e mulheres respondem e se tornam membros responsáveis do corpo de Cristo. O significado da palavra "evangelista" é "aquele que traz as boas notícias". Ainda que todos os crentes não tenham o dom especial de liderança de ser um evangelista, todos devem fazer o trabalho do evangelista.
Testificar: Um crente que diz a uma pessoa não-salva sobre sua experiência pessoal com Jesus Cristo.
Evangelismo pessoal: Evangelismo pessoal é uma crente individual que comunica o evangelho a uma pessoa não-salva.
Evangelismo em Massa: Evangelismo em massa também se chama “evangelização de grupo”. É comunicar o evangelho a um grupo de pessoas. Inclui atividades tais como cruzadas de massa, reuniões evangélicas, e concertos de música evangélica.
Evangelização Leiga: Este termo se refere a qualquer obra evangélica feita por homens comuns (pessoas que não estão em posição de liderança de tempo integral na igreja).
Evangelismo de Saturação: Evangelismo de Saturação se refere a “saturar” uma certa área geográfica para que cada pessoa seja alcançada com o evangelho.
Convertido: Um convertido é uma pessoa que tem aceitado a Jesus Cristo como Salvador. Ele tem sido convertido de sua velha vida de pecado à nova vida em Jesus.
Discípulo: Um discípulo é um convertido que é estabelecido nos elementos essenciais da fé cristã e é capaz de ganhar e discipular a novos convertidos. A palavra “discípulo” quer dizer a aprendiz, um aluno, alguém que aprende seguindo.
Acompanhamento: Acompanhamento é o processo de treinar os novos convertidos e levá-os os à maturidade em Cristo, produzindo estabilidade espiritual, crescimento, e reprodução. Isto também se chama “discipulado" porque envolve tomar um novo convertido e fazê-o um discípulo do Senhor Jesus Cristo.
2. Nos tempos do Antigo Testamento, Deus disse a Abraão que através dele todas as nações do mundo seriam abençoadas. Mas com esta bênção uma grande responsabilidade viria. Abraão teria que deixar seu país, seu próprio povo, e a casa de seu pai para ir a uma terra que Deus lhe mostraria (Gênesis 12:1).
Abraão foi primeiro a um lugar chamado Haram e se estabeleceu ali (Gênesis 11:31). Ele foi tentado a ficar em Haram, mas para receber a bênção ele tinha que obedecer a Deus e deixar este lugar. Abraão não poderia tornar-se o pai de uma grande nação e cumprir suas próprias ambições egoístas ao mesmo tempo.
Cruzar os limites da cidade de Haram e seguir para cumprir o plano de Deus foi uma grande decisão para Abraão.

Sabia que você é um crente hoje devido à decisão de Abraão? Porque Abraão deixou Haram, Deus o abençoou. A través de Abraão, todos os homens e mulheres de todas as nações por todas as partes são abençoados com o Evangelho. Eles são abençoados porque a salvação através de Jesus Cristo veio da família de Abraão devido a sua obediência.

Como Abraão, quando você recebe a bênção recebe também uma grande responsabilidade. Àqueles que têm sido abençoados com a salvação e com o Espírito Santo, a evangelização não é uma opção. É uma obrigação (Atos 1:8).

Falando espiritualmente, cada crente eventualmente enfrenta um “Haram” em sua vida. Este “Haram espiritual” é o lugar onde Deus pergunta, “você está pronto a deixar suas próprias ambições por causa do evangelho? Você está pronto a deixar sua pátria, seu povo e a casa de seu pai se Eu pedir?”

Você não pode cumprir suas próprias ambições egoístas e abençoar as nações ao mesmo tempo. Você deve cruzar a linha e deve deixar Haram para trás.

3. A Bíblia diz, “Um pouquinho de fermento leveda toda a massa” (Gálatas 5:9). Você aprendeu nesta lição que o Reino de Deus se multiplicará como fermento. O mal também se multiplica da mesma maneira.

Estudos versículos seguintes: Mateus 16:6-12; Marcos 8:15; 1 Coríntios 5:6-8. No Novo Testamento, o fermento pode falar da qualidade de penetração do evangelho ou da apostasia (a condição dos desviados) da Igreja. No Antigo testamento, a fermento aparentemente tinha significados similares. Ele não era permitido nalgumas oferendas, pois ela simbolizava o mal. Noutras oferendas, como a oferta de gratidão, ele foi permitida.

4. Se você é o pastor ou líder na igreja local, use as perguntas seguintes para avaliar o estado atual da evangelização na sua comunidade. Registe as respostas numa folha de papel separada:

(1) Quem é responsável para planear a evangelização na igreja?
(2) Quantas pessoas foram convertidas e se tornaram partes da sua comunidade cristã nos últimos cinco anos?
(3) O que a igreja a fazer presentemente para alcançar as pessoas? Seja específico na resposta.
(4) Que programas tem a sua igreja presentemente que não são eficazes à evangelização e a produzir novos convertidos?
(5) Como pode a igreja ajudar os seus membros a descobrir os seus dons espirituais e usá-los na tarefa de evangelização?
(6) Quais são os planos que a igreja tem para alcançar a comunidade com o evangelho?
(7) Com que frequência, nos últimos cinco anos, a igreja tem provido treino específico na evangelização pessoal aos membros?
(8) Quão frequentemente os cultos incluem um enfoque na evangelização, quer dizer, mensagens dirigidas para alcançar os de fora, provendo oportunidades para as pessoas ouvirem o evangelho, etc.?
(9) Quando foi a última vez que a igreja participou num esforços de evangelização de massa, como uma campanha, reunião, ou concerto, etc.?

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