quarta-feira, 14 de março de 2012

A importância do Culto Familiar


É o culto familiar que faz com que uma casa seja um lar cristão. Quando não há culto familiar em uma casa, pela manhã e à tarde (noite), a família não é uma família cristã! O culto familiar não é o mesmo que a comunhão individual e nem deve substituí-la, mas é uma renovação diária do pacto da família de servir a Deus acima de todas as outras coisas. É nesse momento, reverente mas alegre, que o Senhor é buscado e Seu Espírito derramado sobre a família, produzindo entre seus membros unidade e reavivamento espiritual. O culto familiar também é o principal instrumento de educação religiosa para os filhos, e sua influência é fundamental tanto para a salvação deles quanto para motivar a reforma dos hábitos e práticas de toda a casa.

Toda a atividade da família deve iniciar e encerrar-se com o culto familiar, colocando o Senhor como o primeiro e o último, o Alfa e o Ómega na vida da casa. Para estabelecer o culto familiar de forma regular e diária, a família precisa fazer alterações em sua rotina diária, o que acaba mudando também suas prioridades, e redireccionando os seus propósitos. Alguma coisa terá que ficar fora do programa diário para que o culto familiar possa acontecer. Deve haver um horário negociado e estabelecido para os cultos, mas todos os membros da família devem ser convocados para os cultos, que devem ser bastante curtos e interessantes.

O programa básico do culto divide-se em três partes, e todo ele não precisa levar mais do que dez minutos:
1.Hino
2.Estudo da Bíblia (ou Meditações Diárias, lição da Escola Sabatina ou breve leitura de trecho do Espírito de Profecia).
3.Oração (curta e ojetiva).

Sem comentários:

Enviar um comentário