sexta-feira, 18 de maio de 2012

Introdução Operação Fermento

 Quase dois terço da população do mundo nunca ouviu a mensagem do Evangelho.
 Milhares de grupos de povos nunca foram alcançados para o Senhor Jesus.
 Muitas tribos nunca receberam os seus primeiros missionários.
 Há cerca de 1.700 idiomas sem a Palavra escrita de Deus.
 A população do mundo dobrará em menos de 50 anos.


Quando nós pensamos em estatísticas como estas, a partir do ponto de vista de cumprir a Grande Comissão do Senhor Jesus Cristo para levar o evangelho do Reino de Deus a cada criatura, nós reconhecemos que estamos diante de uma grande tarefa. É uma tarefa tremenda, mas ela não é impossível.

Muitos cursos sobre evangelização enfocam no mandamento para “Ir” a todas as nações com o evangelho. Eles enfatizam a pregação e ensinamento da mensagem do evangelho. Este curso difere, pois ele também enfoca no que Jesus disse para fazer “à medida que seguirdes” e o padrão da Igreja do Novo Testamento do que fazer “enquanto você estiver ali”. O curso se divide em três partes:

Parte Um é intitulada “Ide”. Ela enfoca no mandato dado por Jesus para pregar o evangelho do Reino de Deus a cada criatura. Inclui instruções acerca da mensagem a ser compartilhada, os mensageiros, como comunicar o evangelho e os receptores da mensagem. Métodos de evangelismo também são ensinados, com ênfase naqueles usados nos tempos do Novo Testamento. A evangelização Pessoal e em massa se discutem, com instruções específicas sobre como tratar com dificuldades e o acompanhamento dos novos convertidos. Instruções são dadas também sobre planeamento e mobilização dos recursos espirituais e como funcionar em rede com outros no evangelismo.

Parte Dois é intitulada “À Medida Que Seguirdes”. Nos Evangelhos, Jesus nunca comissionou ninguém para pregar o evangelho sem também lhe ordenar a ministrar cura e libertação. Ele disse que “à medida que seguirdes, pregai que está próximo o reino dos céus. Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demónios; de graça recebestes, de graça daí” (Mateus 10.1, 7-8, tradução do original). Enquanto as multidões vinham para receber cura e libertação, a colheita espiritual começou a multiplicar-se tão rapidamente que novos obreiros foram necessários. Não demorou a que 70 mais discípulos fossem necessários e enviados para pregar, ensinar, curar e libertar. Foi a demonstração de poder “à medida que eles iam” que resultou em rápido avanço do evangelho por todo ou mundo. Por esta razão, a Parte Dois deste curso enfoca no ministério de cura e libertação que deve acompanhar a pregação e o ensinamento do evangelho.

Parte Três enfoca no padrão revelado pela igreja do Novo Testamento do que fazer “enquanto você estiver ali”. O propósito do evangelismo não está completo até que uma igreja seja plantada entre um grupo de novos crentes. Evangelismo para estabelecer igrejas locais é como trazer filhos ao mundo e não assumir a responsabilidade por seu subsequente cuidado. Uma pessoa não deve ser considerada “evangelizada” até que ela se torne um membro responsável e ativo de uma igreja local. Para realizar isto, ali deve haver uma igreja local. Uma área não deve ser considerada evangelizada até que uma igreja seja plantada.

Esta tríplice abordagem do evangelismo é chamada de “evangelismo como fermento” porque ele espargirá o evangelho por todo o mundo rapidamente assim como o fermento penetra a massa de pão. O fermento pode ser pequeno e oculto, mas ele é de grande impacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário