quinta-feira, 12 de abril de 2012

O Ministério de cada Cristão

Sábado à tarde - Escola Sabatina
VERSO PARA MEMORIZAR: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas d´Aquele que os chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1Pe 2:9, NVI).

Leituras da semana: Ef 4:12; 2Co 5:15-20; Jo 4:35-41; 1Ts 1:5-8; At 14:27

Pensamento-chave: Muitas vezes, evangelismo e testemunho são vistos apenas como o trabalho do pastor. Essa atitude está equivocada.

De acordo com Pedro, o povo de Deus é escolhido, chamado para ser “um sacerdócio real”. Visto que os sacerdotes recebiam um ministério, concluímos que, se somos chamados para o “sacerdócio”, também temos um ministério. No entanto, devemos entender que não somos chamados apenas para realizar um ministério. Acima de tudo, Deus está nos chamando para um relacionamento com Ele, e é por causa desse relacionamento que somos levados a compartilhar as grandes coisas que Deus fez, e está fazendo, por nós. Essa é a essência do testemunho pessoal.

Cada um de nós, portanto, tem um ministério pessoal a realizar, e isso envolve anunciar as grandezas d´Aquele que nos chamou “das trevas para a Sua maravilhosa luz”.

Nesta semana, examinaremos o conceito de que “todo cristão tem um ministério” e veremos como a experiência de cada pessoa contribui para o ministério geral da igreja. Perceberemos que cada cristão tem um papel a desempenhar na obra de alcançar pessoas e no evangelismo.


Domingo
O ministério de cada cristão


Muitas vezes, cristãos lamentam que não são talentosos o suficiente para fazer algo significativo para Deus. Embora certamente o diabo goste que pensemos dessa forma, a Bíblia afirma que todos os cristãos têm um ministério concedido por Deus. Precisamos saber qual é esse ministério e, pela graça de Deus, saber usá-lo para Sua glória.

1. Qual é a função do ministério dos cristãos? Qual deve ser o resultado desse serviço? Ef 4:12; 2Co 5:15-20

Paulo diz claramente que os santos devem ser habilitados para um ministério. Todos os que foram reconciliados com Deus através do sacrifício de Jesus recebem o ministério da reconciliação e são embaixadores de Cristo. Um embaixador representa pessoalmente um soberano ou chefe de Estado. Esse conceito enfatiza a relação pessoal entre Cristo e todos os que foram reconciliados com o Senhor, enquanto levam ao mundo a mensagem de Seu amor e graça.

Há muita confusão a respeito da palavra ministério, que é vista hoje como algo que o pastor faz. Afinal, ele está “no ministério”. Embora alguns que fazem parte do ministério pastoral tenham áreas específicas de atuação, as Escrituras afirmam categoricamente que parte do trabalho do pastor é preparar os cristãos para um ministério pessoal.

O Novo Testamento demonstra que os primeiros cristãos compreendiam o conceito do ministério de cada cristão. Onde quer que fossem, e em quaisquer circunstâncias em que se encontrassem, eles pregavam sobre o Senhor Jesus (At 8:1-4).

Há outra forma pela qual Jesus mostra que todos temos um ministério especial para realizar. Ele afirmou que não veio para ser servido, mas para servir (Mt 20:28, Lc 22:27). Ele disse que Seus seguidores também devem ser servos (Mt 23:11; 20:26, 27). Se isso não é ministério, então, o que é?

Jesus não estava simplesmente ordenando que fôssemos servos, mas estava nos levando a entender que o ministério do servo é o resultado da nossa ligação com Ele. Esses versos descrevem a vida da pessoa que tem comunhão com Jesus Cristo, o servo sofredor. Eles também afirmam que estar em Cristo é continuar Seu ministério.

Você está disposto a servir aos outros? É a sua inclinação natural, ou você tende a tentar obter vantagens dos outros em vez de servi-los? Como você pode melhorar sua atitude de serviço?

Segunda-feira
A necessidade de trabalhadores


Às vezes, somos enviados para colher onde outros araram o solo, plantaram a semente e regaram. Embora possa haver a rara ocasião em que uma só pessoa lavra, semeia, rega e colhe em um campo, certamente essa não é a regra. No ritmo acelerado do nosso tempo, as pessoas entram e saem da nossa esfera de influência, e devemos estar prontos para construir sobre o trabalho evangelístico que outros começaram.

2. Embora fiquemos animados ao ver a colheita espiritual, com quem devemos partilhar essa alegria, reconhecendo sua contribuição ao longo do processo? Jo 4:35-41

Normalmente, quando nos referimos à colheita, estamos especificando certa época do ano em que a safra está pronta para ser colhida. Para a maioria das plantas existe uma época específica de colheita. No entanto, no reino espiritual não existe tempo estabelecido para a colheita. Jesus enfatizou esse ponto em João 4:35. Em termos agrícolas, ainda podem faltar quatro meses para a colheita, mas, em relação aos que estão prontos para aceitar Jesus, uma parte do campo sempre está pronta para a colheita.

Junto ao poço de Jacó, Jesus semeou a semente do evangelho no coração da samaritana. Por sua vez, ela semeou a semente entre o povo de Sicar, e os samaritanos foram até onde Jesus estava. Como fez com os discípulos, o Senhor nos encoraja a estar prontos para colher no campo do mundo, que sempre apresenta frutos maduros.

3. Por que Deus está tão interessado em trabalhadores que saiam para a colheita? 2Pe 3:9

Por causa do grande amor e compaixão de Deus pela humanidade, Ele deseja que os trabalhadores saiam para a colheita (Mt 9:36-38). Ao considerarmos o campo do mundo hoje, a colheita ainda parece grande e os trabalhadores, poucos. Os discípulos foram chamados a orar para que ceifeiros fossem enviados para a colheita. Quando os discípulos modernos oram por trabalhadores, o Espírito Santo abre o caminho para que façam o que Ele os chamou a realizar.

Pense nos últimos dias. Quantas oportunidades você teve de testemunhar de sua fé, de plantar algumas sementes que um dia poderiam produzir colheita? Quantas vezes você aproveitou o momento? Quantas oportunidades você perdeu?

Terça-feira
Individualidade e unidade


A igreja local não é simplesmente um grupo de pessoas separadas que se sentam no mesmo templo por algumas horas uma vez por semana. Segundo as Escrituras, a igreja é um grupo de pessoas unidas de modo tão estreito como as partes do corpo humano. No entanto, é possível que as pessoas se reúnam regularmente sem fazer parte do corpo no sentido bíblico. Embora esse fato lamentável possa ser verdade em muitas áreas da igreja, estamos focalizando a necessidade de estar unidos nas áreas de evangelismo e testemunho.

4. O que aconteceria com o crescimento e a eficiência de um corpo, se ele perdesse o cotovelo, punho ou as articulações do joelho? O que a analogia de Paulo fala sobre a igreja como um corpo de cristãos que receberam a missão evangelística? Ef 4:16

O apóstolo Paulo diz que o corpo da igreja cresce quando todos os membros fazem sua parte. O que isso diz a respeito de igrejas que não estão crescendo? Nossa primeira reação pode ser responsabilizar os que, em nossa opinião, não estão fazendo sua parte. Isso pode ser verdade, mas pense nisto: quantas vezes as igrejas privam os membros de oportunidade para contribuir com o corpo? Se os líderes da igreja não entendem o princípio do ministério de todos os cristãos, eles não trabalham intencionalmente para o máximo envolvimento dos membros nos ministérios da igreja.

5. O que a igreja de Tessalónica fez com o evangelho que recebeu de Paulo? 1Ts 1:5-8

A igreja em Tessalónica é um exemplo de cristãos que receberam o evangelho e o transmitiram. Ainda é a vontade de Deus que Sua igreja funcione dessa maneira.

Muitas são as bênçãos recebidas quando cada cristão atua numa estratégia evangelística planejada para a igreja. Enfatizaremos aqui as importantes áreas de encorajamento e responsabilidade. Trabalhar em equipe nos permite considerar seriamente essas áreas. A falta de incentivo ao grupo representou a morte de muitos ministérios leigos proveitosos. Embora os indivíduos tenham dons e talentos especiais, trabalhar em direção a objetivos comuns, por meio de estratégias corporativas, ainda é o ideal. Da mesma forma, a dinâmica do grupo estimula a responsabilidade, não no sentido de julgamento, mas no sentido de análise e avaliação.

Quarta-feira
Juntos no trabalho, unidos com Deus
Ontem mencionamos a importância da unidade no trabalho evangelístico da igreja. Devemos também entender que estamos trabalhando juntos para cumprir um objetivo divino. Portanto, quando a igreja considera o testemunho e as estratégias evangelísticas, os membros devem sentir intensamente que estão trabalhando unidos a Deus, Aquele que motiva, orienta, capacita e dá o crescimento.

6. Qual é o resultado da influência de Deus nas tentativas da igreja de partilhar o evangelho? At 2:47; 1Co 3:5-9

7. O que motiva e capacita os crentes a trabalhar em união com Deus? 2Pe 3:9; Tt 2:11

As Escrituras estão repletas de evidências do amor de Deus pelos seres humanos, a coroa de Sua criação. Portanto, não é de admirar que Ele tenha tomado a iniciativa na salvação da humanidade. Na verdade, unicamente a cruz apresenta todas as provas de que precisamos a respeito de quanto Deus nos ama e de como Ele deseja que estejamos em Seu reino eterno. De fato, o Senhor estendeu a mão e nos abençoou por meio de Sua graça. Essa maravilhosa graça, revelada por meio da cruz, cria em nós o desejo de compartilhar o que temos recebido gratuitamente (Mt 10:8).

Embora, às vezes, os discípulos tentassem trabalhar sozinhos (Mt 17:14-21), na maior parte de sua experiência o divino e o humano atuaram juntos.

Jesus chamou os primeiros discípulos e prometeu fazer deles pescadores de homens. Ele os ensinou e os preparou, e por meio do ministério deles muitos outros se tornaram cristãos. No entanto, havia ainda outro aspecto divino do qual eles precisariam depois que Jesus voltasse para o Céu. Certamente sua necessidade era que o Espírito Santo capacitasse a igreja primitiva em sua missão de testemunhar e evangelizar.

Os que se envolvem no evangelismo hoje ainda são colaboradores de Deus para a salvação dos outros. Devemos orar para que o Espírito Santo nos ensine a apresentar o amor e a providência de Deus de modo que alcancemos o coração dos que necessitam do Salvador. Precisamos estar cientes de que não podemos fazer nada separados do Senhor e somente por meio de uma atitude de fé, submissão, humildade e disposição de morrer para si mesmo e servir aos outros, podemos ser testemunhas mais eficazes nas mãos de Deus. O eu deve ser posto de lado para que o Senhor nos use do modo mais eficaz.

Quinta-feira

Relatando à igreja
Nesta semana apresentamos alguns aspectos importantes do trabalho de um cristão para Deus. Agora podemos mencionar o assunto do “relatório” (consideraremos esse assunto com mais detalhes na lição 12). Apresentar à igreja um relatório sobre as atividades de testemunho e evangelismo cria uma atmosfera de encorajamento e bênção. Os que relatam podem receber o incentivo dos membros da igreja, e os que ouvem os relatos são abençoados ao perceber o que Deus está realizando por meio de Seu povo.

8. Por que os relatórios foram trazidos à igreja? At 14:27; 15:4

Uma leitura do contexto dos versos acima revela que relatórios eram trazidos à igreja depois de um longo período de pregação evangelística entre várias culturas. Essas reuniões para apresentação de relatórios mostram o interesse e apoio da igreja em relação à pregação do evangelho.

O livro de Atos é um relato dos esforços missionários da igreja primitiva, e está cheio de lições para a igreja de hoje. A importância de relatar se destaca quando imaginamos o que restaria do livro de Atos se todos os relatórios de atividades evangelísticas fossem removidos.
9. Por que os discípulos contaram a Jesus o que tinham feito? Mc 6:30

Embora seja verdade que há evangelismo e testemunho pessoal que acontece espontaneamente, é também verdade que a igreja deve ter uma abordagem intencional e planejada. Trabalhar com uma estratégia global da igreja ajuda a manter o foco e a sequência lógica de atividades e também traz oportunidades regulares de avaliar e relatar. Apresentar um relatório não é simplesmente listar as coisas que temos feito. Por meio dos relatórios, a igreja e os que testemunham podem novamente ver que estão trabalhando com o Senhor.

Algumas pessoas hesitam em apresentar relatórios porque imaginam que isso pode ser uma forma de se vangloriar na realização humana, mas, por meio de nosso relato fiel, Deus é glorificado e Sua igreja é fortalecida na fé. Os cristãos primitivos glorificaram a Deus quando ouviram o relatório missionário do apóstolo Paulo (At 21:19, 20).

Se você tivesse que relatar à igreja seus esforços evangelísticos mais recentes, o que você diria? O que sua resposta diz sobre seu envolvimento? O que precisa mudar em sua vida?

Sexta-feiraEstudo adicional
O desafio desta semana é você decidir sobre uma atividade evangelística e se envolver nela. A seguir, estão as principais áreas focalizadas nesta semana.

1. Reveja a lista de atividades evangelísticas nas quais você poderia se envolver. Diminua sua lista para duas ou três áreas do ministério evangelístico, considerando as áreas nas quais estão seus talentos e para as quais você sente que Deus o está chamando.
2. Reduza ainda mais sua lista, considerando quanto tempo você será capaz de dedicar a essas atividades a cada semana. Considere também que você estará envolvido com esse ministério durante 12 meses, de modo que você será capaz de passar pelas fases de planeamento, implementação e avaliação.
3. Escolha um ministério e informe o pastor e o líder do Ministério Pessoal sobre seu desejo de se envolver na área de sua preferência. Solicite uma reunião com eles para compartilhar suas ideias e sonhos. Pergunte acerca dos planos deles para o evangelismo da igreja e determine como você pode se envolver, ou onde o ministério de sua preferência pode complementar os planos que já existem na igreja.
4. Humildemente, peça ao pastor e ao líder de Ministério Pessoal uma opinião sobre sua aptidão para o ministério que você escolheu. Eles desejarão que você seja bem-sucedido em quaisquer áreas de testemunho e evangelismo que escolher, portanto, o conselho deles será de valor inestimável.

Perguntas para reflexão
1. Como a seguinte citação se relaciona com a verdade bíblica do sacerdócio de todos os crentes? Existe nela apoio para o princípio de que todos os membros devem trabalhar juntos? “A obra de Deus na Terra nunca poderá ser terminada a não ser que os homens e as mulheres que constituem a igreja concorram ao trabalho e unam seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 352).
2. Comente as estratégias que sua igreja poderia colocar em prática para ajudar os membros a entender que eles são importantes para o ministério do testemunho e evangelismo. Qual é a melhor forma de trabalhar para alcançar o máximo envolvimento dos membros no trabalho?

Respostas sugestivas: 1: Capacitar os santos para o serviço e para levar a mensagem de reconciliação com Deus; edificar a igreja. 2: Com os que plantaram a semente do evangelho. Devemos agradecer a todos que participarem da obra. 3: Porque Deus deseja salvar o maior número de pessoas, por meio da mensagem que leva ao arrependimento. 4: Todos são importantes para a igreja; somente quando os membros trabalham em harmonia a igreja cresce. 5: Receberam a Palavra com alegria e passaram a imitar os mensageiros e se tornaram modelos para outros. 6: O Senhor acrescenta o número de salvos; Deus faz a semente da Palavra crescer no coração das pessoas. Qual é o resultado da influência de Deus nas tentativas da igreja em partilhar o evangelho? At 2:47; 1Co 3:5-9 7: A paciência de Deus, que espera o arrependimento das pessoas; pela Sua graça levamos a salvação aos outros. 8: Para mostrar que Deus realizava uma obra entre os gentios; os milagres confirmavam a atuação de Deus. 9: Ao cumprir a missão dada por Jesus, trouxeram o relatório. O relatório confirmava e motivava os discípulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário