quinta-feira, 8 de março de 2012

A BÍBLIA

Comentários: “Há um livro que contém toda a sabedoria humana iluminada pela sabedoria divina, um livro ao qual com veneração os povos chamam o Livro, a Bíblia...”
V.Hugo
“A Bíblia é a revelação que renova o homem, ilumina a sua mente, inclina os seus desejos para o bem, enche-nos de santos afectos e prepara-nos para a vida celestial. I. Simonetti

1. A Santa Escritura e a sua origem; II S. Pedro 1:19-21.
E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações; sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo.

Comentário: A verdadeira profecia é uma revelação de Deus e, por essa razão, só o Espírito de Deus pode impressionar a mente do homem para a compreender e interpretar. A Palavra de Deus não deve, pois, ser objecto de interpretação ou adaptação particular. O próprio Cristo, afirmou: “Está escrito”.

Ver também: II Samuel 23:2 e 2ª Timóteo 3:16,17.

2. A Santa Escritura foi confirmada e autorizada pelo Senhor Jesus Cristo; São Lucas 24:27,44.
E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. ...

Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.

Comentário: A Santa Escritura no tempo do Senhor Jesus era constituída exclusivamente pelo Antigo Testamento ou “Bíblia dos Judeus”. Jesus manifestou uma alta estima por estes Escritos de inspiração Divina, o que é bem natural porque eles falavam da Sua vida e ministério. (Leia S. João 5:39,46.)

3. As Sagradas Escrituras revelam a vontade de Deus para todo o ser humano; Romanos 15:4;
Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança.

(ver S. João 17:17).

Comentário: As Escrituras transmitem, no meio de um mundo de sofrimento físico e mental, a paz e equilíbrio emocional.

4. A Bíblia não só revela a vontade de Deus mas ela é a vontade eterna de Deus, por essa razão não é possível ser substituída; Isaías 40:8
Seca-se a erva, e murcha a flor; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

(ver S. Mateus 24:35).

Comentário: Os governantes da terra mudam e os princípios que regem os governos são constantemente modificados, mas os princípios divinos ficam firmes para sempre, porque Deus não muda (Malaquias 3:6).

Pensamento: A Bíblia é o Livro dos livros. Ela é o pão espiritual que Deus coloca à nossa disposição para nos alimentar e dar fé, ela indica a Cruz do Salvador, e é uma Bússola que dá sentido à nossa vida.
Lembre-se que uma Bíblia nas mãos é melhor que duas na prateleira.
“ Tudo o que devo a Jesus Cristo, a mim revelado, o foi através das Escrituras Sagradas.” David Livingstone

Muitos livros foram publicados para nossa informação. A Bíblia, contudo, nos foi concedida para nossa transformação. Ela tem um poder todo especial de nos transmitir paz e harmonia interior. Pode tornar-se parte de nós e então somos mais completos.

Sem comentários:

Enviar um comentário