sexta-feira, 9 de março de 2012

Saber estar em silêncio


“ Portanto como diz o Espirito Santo, se ouvirdes hoje a Sua voz. Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto.” Hebreus 3:7,8.

Talvez venha a propósito citar aquele pensamento que diz: “Façamos silêncio a fim de podermos ouvir o sussurro de Deus.” R. Emerson

Na Epistola do apóstolo Paulo aos Hebreus por três vezes encontramos esta frase: “...se ouvirdes hoje a Sua voz. Não endureçais os vossos corações.” É lógico qualquer filho ou filha de Deus perguntar: “Pode o coração do crente endurecer-se à voz de Deus?”

Penso que infelizmente são muitas as vezes em que deixamos endurecer o nosso próprio coração. E isto pode acontecer sem que da nossa parte haja essa vontade, mas levados pelo ritmo apressado do corre corre da vida, permitimos que o nosso coração deixe de bater ao ritmo da vontade de Deus.

E endurecidos começamos por antecipar as preocupações do dia de amanhã e a ruminar acontecimentos do nosso passado. E perdemos a capacidade de perguntar ao Senhor:
• Qual é a Tua vontade para mim hoje?
• Que pretendes Senhor de mim neste lugar?
• Tens alguma mensagem para mim neste dia?
• Dá-me o discernimento para Te ouvir e Te representar junto de alguém hoje?

A verdade é que temos permitido que as semanas passem, os meses e os anos vivendo a nossa vida como os sonâmbulos.

Tenho um irmão que quando era menino dos seus 7, 8 anos era sonâmbulo, levantava-se enquanto dormia, estendia os braços, olhos fechados e caminhava direito até bater contra qualquer coisa, então despertava e voltava para a cama.

“E tornou o anjo que falava comigo, e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono.” Zacarias 4:1

Se o nosso coração não está endurecido, então é verdade que está adormecido e precisamos que o anjo do Senhor nos desperte tal como despertou a Zacarias para que ele fosse o atalaia com uma função de despertar o povo que vivia no seu tempo indiferente apesar de cativos.

Também nós individualmente e como igreja precisamos de ser sacudidos do nosso sonambulismo para compreender a solenidade do tempo que vivemos.

Alguém disse que o tempo é um presente de Deus, mas um presente que deve ser aproveitado hoje para hoje, tal como o maná que era recolhido cada dia a porção necessária. Somos também chamados a gerir em cada dia, o tempo como maná de Deus para nos alimentar-mos da Palavra de Deus e com ela alimentar a nossa família, e todos quantos o Senhor coloca na nossa esfera de acção.

“Toda a gente se queixa de não ter tempo suficiente. E isto porque olha a vida só com os olhos humanos. Porque se quisermos há sempre tempo para fazer o que Deus nos dá a fazer.” Michel Quoist

Sem comentários:

Enviar um comentário