terça-feira, 13 de março de 2012

O Grande Projeto de Deus

Em 1ª Pedro 1:16 diz: “Sereis santos porque eu sou santo।” Que comando poderoso! Mas é exatamente isso que o Senhor está comprometido a fazer nas nossas vidas, tornar-nos santos. O Seu grande plano pode ser resumido numa palavra: a santificação. Este é um processo em três fases pelas quais Ele nos qualifica no Seu propósito.

A primeira fase ocorre no momento em que nos arrependemos, em que o Espírito nos leva a olhar Jesus e o Seu sofrimento para nos salvar. Sentimos tristeza por o ter ferido com os nossos pecados. Deus imputa-nos a justiça de Cristo, Ele não pecou e somos declarados por Deus santos nos méritos de Cristo. A segunda fase é uma progressão ou seja, cada dia recorremos a Deus para viver uma vida mais parecida à de Cristo. E Ele nos concede esse poder, ou seja comunica justiça de Cristo, para que nos tornemos mais parecidos com Ele. E começa a notar-se na nossa vida mudanças profundas. Impressionantes!

Mas como o plano é de nos tornarmos mais e mais semelhantes a Jesus continuamos a receber essa justiça comunicada e nos tornamos santos. Este é trabalho do Espírito Santo e, Ele está trabalhando continuamente para moldar a nossa conduta, caráter e conversação. Embora Deus é quem realiza a transformação, nós temos alguma responsabilidade no processo. Se não cooperar com Ele, o mundo vai apertar-nos num molde, e nós vamos perder os grandes planos que Ele tem para nós. O resultado de sermos semelhantes a Cristo, somos um molde defeituoso todo o tempo, nada se operou, talvez, usemos uma máscara.

Há ainda uma 4ª etapa da santificação é a nossa glorificação, isto acontece quando Jesus vier (1ª Tess. 4:13-17) em glória e majestade, o nosso corpo corruptível torna-se incorruptível e viveremos assim para todo o sempre. Somos plenamente restaurados e a Terra renovada e habitaremos com Ele para sempre. Vamos ficar impecável e imaculado na presença de Cristo.

Se pudéssemos ter um visão do que é a 4ª fase, nunca teríamos gemer e gemer sobre um processo difícil de santificação que suportamos agora. Nossos olhos ficariam fixos na meta, e a nossa maior motivação seria a de glorificar a Deus pela submissão a Deus pela forma como Ele nos transforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário